Hoje inauguro um novo tópico aqui no blog, o "Healthy Hippie", voltado para uma vida saudável (era pra ter ido ao ar ontem, mas só hoje consegui postar). Ficou um pouco grandinho, mas vale a pena ler!
Quando o assunto é dieta, logo vem aquela famosa frase na cabeça: "segunda eu começo", só que essa segunda nunca chega, e deixa eu te falar... nem tem que chegar, por que na minha humilde opinião nenhum dia é dia de começar dieta, e essa também não é a palavra certa.
O termo "dieta" por si só já causa repulsa, principalmente nas pessoas que tem maior tendência a obesidade, concorda?
O que fazer então? A resposta é simples: reeducação alimentar. Não sou nutricionista, nem nenhuma "expert", mas gosto e procuro sempre me informar sobre o assunto, afinal é a SAÚDE que está em jogo, e temos que entrar em campo preparados para combater o time das doenças.
Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais comendo da maneira errada, é a era do "fast food", devido a falta de tempo os cuidados com uma boa alimentação são deixados de lado, e infelizmente muitas pessoas não cuidam nem da alimentação dos filhos pequenos, resultando em um número assustadoramente alto de obesidade, que é o ponto comum de doenças como diabetes, câncer, doenças do coração e Alzheimer. O segredo é:
E o primeiro passo a ser dado é procurar um médico e um nutricionista, pois são os profissionais que farão um tratamento individualizado de acordo com cada pessoa, biotipo e resultado dos exames realizados.
Uma boa alimentação é um excelente método de medicina preventiva. E é devido ao avanço da ciência da nutrição que descobrimos as substâncias benéficas e maléficas nos alimentos, e dessa forma entendemos melhor o que se deve comer para viver mais e melhor. Estudos alertam para os danos à saúde provocados por alimentos industrializados, onde 65% das calorias ingeridas vêm de três fontes: açúcar refinado, farinha refinada e óleos vegetais com ômega 6, que deixam de fornecer vitaminas e nutrientes vitais. Mas não devem ser entendidos como uma forma de repressão alimentar, as pessoas tem que buscar o meio termo.
Os estudos mais recentes mostram evidências dos benefícios de costumes de indianos, japoneses e brasileiros à mesa, que têm em comum a variedade de legumes e verduras, e ausência de alimentos industrializados.
Da tradicional culinária japonesa herdamos o consumo de alimentos importantes como soja e chá verde contra o câncer, e peixes ricos em ômega 3 para a saúde do cérebro e do coração.
A culinária indiana nos induz a substituir o sal por pimentas e especiarias como a cúrcuma, que também combate o câncer, e a limitar o consumo de carne vermelha.
E finalmente a brasileira nos ensina a respeitar uma proporção adequada dos alimentos no prato e incentiva o consumo de frutas. De acordo com o neurologista francês David Servan- Schreiber, autor do best seller Anticâncer (editora Objetiva), que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, a tradicional mistura do feijão com arroz, cria o mesmo tipo de proteína da carne, e a salada traz os fitoquímicos que combatem o câncer. (Fonte: Revista Época)
Fotos: Reprodução
O prato tradicional brasileiro é o que os nutricionistas gostariam que todo mundo comesse (como somos sortudos hein), mas sempre sem exageros!
Mudar hábitos alimentares, ou seja se reeducar na hora de comer melhora a qualidade de vida e reduz os custos com tratamentos de doenças, quanto mais cedo essas mudanças ocorrerem melhor. E você, já é saudável ou precisa melhorar sua alimentação?
Uma semana abençoada e saudável pra todos nós!!!
Beijosss