2ª feira não é dia de começar dieta!

     Hoje inauguro um novo tópico aqui no blog, o "Healthy Hippie", voltado para uma vida saudável (era pra ter ido ao ar ontem, mas só hoje consegui postar). Ficou um pouco grandinho, mas vale a pena ler!
    Quando o assunto é dieta, logo vem aquela famosa frase na cabeça: "segunda eu começo", só que essa segunda nunca chega, e deixa eu te falar... nem tem que chegar, por que na minha humilde opinião nenhum dia é dia de começar dieta, e essa também não é a palavra certa.
   O termo "dieta" por si só já causa repulsa, principalmente nas pessoas que tem maior tendência a obesidade, concorda?
   O que fazer então? A resposta é simples: reeducação alimentar. Não sou nutricionista, nem nenhuma "expert", mas gosto e procuro sempre me informar sobre o assunto, afinal é a SAÚDE que está em jogo, e temos que entrar em campo preparados para combater o time das doenças.
     Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais comendo da maneira errada, é a era do "fast food", devido a falta de tempo os cuidados com uma boa alimentação são deixados de lado, e infelizmente muitas pessoas não cuidam nem da alimentação dos filhos pequenos, resultando em um número assustadoramente alto de obesidade, que é o ponto comum de doenças como diabetes, câncer, doenças do coração e Alzheimer. O segredo é:

    E o primeiro passo a ser dado é procurar um médico e um nutricionista, pois são os profissionais que farão um tratamento individualizado de acordo com cada pessoa, biotipo e resultado dos exames realizados.
    Uma boa alimentação é um excelente método de medicina preventiva. E é devido ao avanço da ciência da nutrição que descobrimos as substâncias benéficas e maléficas nos alimentos, e dessa forma entendemos melhor o que se deve comer para viver mais e melhor. Estudos alertam para os danos à saúde provocados por alimentos industrializados, onde 65% das calorias ingeridas vêm de três fontes: açúcar refinado, farinha refinada e óleos vegetais com ômega 6, que deixam de fornecer vitaminas e nutrientes vitais.  Mas não devem ser entendidos como uma forma de repressão alimentar, as pessoas tem que buscar o meio termo.
   Os estudos mais recentes mostram evidências dos benefícios de costumes de indianos, japoneses e brasileiros à mesa, que têm em comum a variedade de legumes e verduras, e ausência de alimentos industrializados. 
    Da tradicional culinária japonesa herdamos o consumo de alimentos importantes como soja e chá verde contra o câncer, e peixes ricos em ômega 3 para a saúde do cérebro e do coração.


    A culinária indiana nos induz a substituir o sal por pimentas e especiarias como a cúrcuma, que também combate o câncer, e a limitar o consumo de carne vermelha.

    
    E finalmente a brasileira nos ensina a respeitar uma proporção adequada dos alimentos no prato e incentiva o consumo de frutas. De acordo com o neurologista francês David Servan- Schreiber, autor do best seller Anticâncer (editora Objetiva), que já vendeu mais de 1 milhão de exemplares, a tradicional mistura do feijão com arroz, cria o mesmo tipo de proteína da carne, e a salada traz os fitoquímicos que combatem o câncer. (Fonte: Revista Época)

 Fotos: Reprodução

    O prato tradicional brasileiro é o que os nutricionistas gostariam que todo mundo comesse (como somos sortudos hein), mas sempre sem exageros!
    Mudar hábitos alimentares, ou seja se reeducar na hora de comer melhora a qualidade de vida e reduz os custos com tratamentos de doenças, quanto mais cedo essas mudanças ocorrerem melhor. E você, já é saudável ou precisa melhorar sua alimentação?

Curta nossa página Hippie de Blush no face!!!
Uma semana abençoada e saudável pra todos nós!!!
Beijosss


4 comentários:

  1. Adorei o post! Concordo com tudo o que disse aí!
    Eu malho desde os 18 anos, mas só nesse ano to sentindo a diferença de verdade, não só nos resultados da academia, mas também no meu bem-estar, e tudo porque mudei a alimentação. Diminui a quantidade de porcarias e aumentei comidas mais nutritivas (principalmente os cereais). Eu emagreci bem, nunca fico com fome durante o dia e também não sou neurótica. Se fico com vontade de comer doce, eu como mesmo hahaha
    To programando uma sessão especial fit no blog também. Vou ver se estreio na semana que vem! :D
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, que bom que gostou!
      Pois é, também concordo com tudo que você disse!
      Muita gente acha que só fazer exercícios físicos adianta, mas na verdade tem que estar aliado a uma alimentação correta.
      Eu sempre fui magrela, mas qnd fiz 28, e tava trabalhando demais, não tinha tempo pra comer, só comia besteira e o que eu achava que nunca ia acontecer...aconteceu, eu engordei um pouco, lógico que não fiquei "goooorda", mas me incomodou. E resolvi melhorar minha alimentação, comendo mais verduras, diminuindo a carne vermelha, etc, mas tb não deixo de comer o que gosto, a palavra é MODERAÇÃO!
      Eba, quero ver essa sessão fit!!!
      :*

      Excluir

Obrigada por comentar, sua opinião será sempre bem vinda!
Responderei a todos os comentários por aqui mesmo, o mais breve possível.
Volte sempre!!!
Beijosss

 
Design Ponto Certo e Codificação Sara Silva